Lançado o KDE Plasma 5.16, confira as principais novidades


Foi lançado hoje, 11 de junho, o KDE Plasma 5.16, um importante lançamento que adiciona uma infinidade de novos recursos e aprimoramentos, juntamente com muitas correções para tornar sua experiência com o Pasma ainda mais agradável. Entre os destaques, está um novo sistema de notificações que agora oferece um modo não perturbe e a capacidade de exibir notificações críticas em aplicativos de tela cheia.

Além disso, também existem aprimoramentos para as notificações que exibem operações de transferência de arquivos, um histórico mais inteligente com suporte para itens agrupadas por aplicativo e melhores opções de configuração.


As telas de login, bloqueio e logout foram melhoradas também no KDE Plasma 5.16 com um novo comportamento de foco, novos ícones e suporte para ajustar o layout do botão de login. O trabalho no suporte a Wayland também continua com esta versão, que adiciona a capacidade de usar os drivers gráficos proprietários da NVIDIA com a sessão Wayland.

Agora também é possível arrastar e soltar itens entre as janelas nativas do XWayland e do Wayland. Por outro lado, o gerenciador de software, chamado Discover, agora é mais fácil de usar graças às muitas melhorias implementadas, o que inclui a capacidade de forçar o encerramento do aplicativo durante as operações de instalação ou atualização e suporte aprimorado para o formato universal AppImages.



O widget de gerenciamento de rede do ambiente gráfico agora atualiza redes Wi-Fi de maneira mais rápida e confiável, facilita a localização de certas redes Wi-Fi, adiciona suporte para OTP (One Time Password) no plugin OpenConnect VPN, implementa uma nova ação "Configurar" que pode ser acessada clicando com o botão direito do mouse no menu de contexto para configurar redes com mais facilidade e adiciona suporte para o WireGuard VPN e NetworkManager 1.16.

A experiência geral da área de trabalho do KDE Plasma também foi aprimorada nesta versão, modernizando todas as configurações de widgets e facilitando o uso dos painéis. Os usuários agora poderão bloquear e desbloquear o Plasma Vaults diretamente do gerenciador de arquivos Dolphin e agora será exibido um ícone de microfone na bandeja do sistema quando os aplicativos estiverem gravando áudio.


Além disso, o ícone "Mostrar Área de Trabalho" agora está disponível por padrão no painel, o gerenciador de tarefas agora apresenta menus de contexto melhor organizados, o botão mostrar alternativas agora está visível no modo de edição do painel, a janela do tema Breeze e as cores de sombra do menu foram alteradas para preto puro e todas as páginas do painel de Configurações do Sistema receberam alguns aprimoramentos.

O KDE Plasma 5.16 não é uma versão LTS, que será suportada pelos próximos quatro meses com um total de cinco atualizações de manutenção. Os dois primeiros, o KDE Plasma 5.16.1 e o KDE Plasma 5.16.2, serão lançados no final deste mês em 18 de junho e 25 de junho, respectivamente. Depois disso, o KDE Plasma 5.16.3 e o KDE Plasma 5.16.4 seguirão em julho, nos dias 9 e 30.

O KDE Plasma 5.16 chega ao fim da vida (EOL) em 3 de setembro de 2019, quando a atualização de manutenção do KDE Plasma 5.16.5 será lançada, já que o próximo lançamento, o KDE Plasma 5.17, está previsto para meados de outubro de 2019.

Até lá, você poderá instalar ou atualizar para o KDE Plasma 5.16 dos repositórios de software oficiais ​​da sua distribuição Linux favorita nos próximos dias especialmente se ela for rolling release, como o openSUSE Tumbleweed, Manjaro ou Arch Linux.


FONTE: Softpedia | KDE
Tags :
Comentários