Lançado o Mesa 19.1 com novo driver Gallium3D da Intel e melhorias para a Vulkan


Depois de ser adiado algumas semanas devido a alguns bugs críticos, foi finalmente lançado o Mesa 19.1 como a atualização de recurso trimestral para esta pilha de drivers de vídeo open source de diferentes fornecedores. Trata-se de uma grande atualização com vários aprimoramentos, otimizações de desempenho, suporte mais maduro para a Vulkan e muito mais.

Contudo, a mudança mais notável certamente é a implementação do novo driver experimental Gallium3D da Intel, chamado "Iris", que pode se tornar o padrão até o final do ano para os gráficos Intel Broadwell e mais recentes. Quando comparado com o clássico i965, Iris já consegue oferecer um bom desempenho, estando bem competitivo para assumir o lugar do antigo driver para lidar com os novos gráficos da Intel.

O Mesa 19.1 também traz o novo driver Lima para gráficos Mali 400/450 com OpenGL básico, bem como o driver Panfrost Gallium3D para as arquiteturas Arm Mali Bifrost/Midgard. Há também a nova implementação Vulkan "TURNIP" para os hardwares da Qualcomm.

No lado da AMD, o RADV, driver Vulkan criado pela comunidade para GPUs Radeon, agora possui suporte para o FreeSync/Adaptive-Sync, juntando-se ao suporte para FreeSync do RadeonSI (driver OpenGL) que está disponível desde o Mesa 19.0. Esse suporte para a tecnologia da AMD requer pelo menos o Linux Kernel 5.0.

Para mais detalhes técnicos sobre todas as mudanças implementadas no Mesa 19.1, não deixe de conferir as notas de lançamento, clicando aqui.


FONTE: Phoronix
Comentários