Linux Kernel 5.3 terá suporte para áudio em laptops NVIDIA rodando o driver open source ''Nouveau''


Se você é daqueles que possuem laptop com GPU dedicada da NVIDIA e que optaram em usar o driver open source "Nouveau", mas que não veem a hora de obter suporte para áudio via HDMI, você certamente ficará feliz em saber que o próximo Linux Kernel 5.3 provavelmente terá esse problema corrigido.

Acontece que as modernas GPUs da NVIDIA possuem um controlador HDA integrado, mas principalmente no caso de notebooks lançados recentemente, que tende a ficar oculto. Com isso, o controlador não será inicializado e você perderá funcionalidades como o suporte para áudio via HDMI.

Dois anos atrás, nos fóruns da própria NVIDIA, um de seus desenvolvedores confirmou o comportamento e apresentou uma solução para expor o controlador, caso ele ainda estivesse oculto. Houve também um patch no ano passado para tentar corrigir o problema, chegado como parte do código de peculiaridades PCI do kernel Linux, mas problemas técnicos barraram o patch naquele momento.

Mas agora, com todas as dependências sanadas, finalmente será possível implementar o patch. Como isso está no código peculiar de PCI do kernel, isto é, sem necessariamente depender do driver de DRM (Direct Rendering Manager) Nouveau, a correção também poderia ajudar aqueles que usam o driver proprietário da NVIDIA.

O patch atualmente pode ser encontrado na lista de discussão do Nouveau para análise.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários