Nova versão do Raspbian OS traz suporte oficial para o Raspberry Pi 4


A Raspberry Pi Foundation anunciou ainda nesta semana mais uma nova versão do Raspbian OS, o sistema operacional oficial (baseado no Debian) para os seus pequenos computadores single-board, que chega para suportar o recém-lançado Raspberry Pi 4 Modelo B. Além disso, como não poderia ser diferente, foram implementadas também diversas correções e melhorias.

Outra grande mudança na nova versão do sistema operacional é que agora ele é baseado no Debian 10 "Buster", que deve ser lançada no próximo mês, mas precisamente no dia 6 de julho. Isso significa que há vários componentes atualizados incluídos no Raspbian 2019-06-20, além de várias aprimoramentos.

Raspberry Pi 4

"Para suportar o Raspberry Pi 4, estamos lançando um sistema operacional radicalmente revisado, baseado no Debian 10 Buster. Isso traz inúmeras melhorias técnicas nos bastidores, junto com uma interface de usuário amplamente modernizada e aplicativos atualizados, incluindo o navegador web Chromium 74", disse Eben Upton, CEO da Raspberry Pi.

Aqui está o que há de novo no Raspbian 2019-06-20

Impulsionado pelo Linux Kernel 4.19.50, versão do kernel com suporte de longo prazo, o Raspbian 2019-06-20 implementa FKMS, o driver gráfico para suportar o OpenGL, e o gerenciador de janelas xcompmgr para o Raspberry Pi 4, além de novas opções de saída de vídeo para 4K nas configuração do sistema e um novo utilitário de configuração de tela para o driver FKMS.


A nova versão do sistema operacional também vem com um novo tema para a área de trabalho, um novo plugin de medidor de temperatura da CPU, um novo tamanho de partição boot, que agora é de 256MB, bem como vários outros refinamentos para o ambiente gráfico padrão desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation, chamado PIXEL. Além disso, também há suporte para configurações independentes de monitor duplo e bloqueio do Wi-Fi de 5 GHz integrado por padrão através do rfkill. Para desbloquear o Wi-Fi, basta executar o comando   rfkill unblock wifi   no terminal.

Entre os componentes atualizados, está o plugin Adobe Flash Player 32.0.0.207 e o OpenJDK 11. Você pode fazer o download do Raspbian 2019-06-20 agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. Recomenda-se que os usuários existentes reinstalem o Raspbian em vez de atualizarem para garantir um sistema operacional totalmente funcional devido a nova base Debian 10 "Buster".


FONTE: Softpedia | Raspberry Pi Blog
Comentários