Valve está financiando melhorias para o KWin, o gerenciador de janelas do KDE


Como uma boa notícia para esta semana em meio a todo o drama envolvendo o suporte para 32 bits no próximo Ubuntu 19.10, a Valve contratou mais um integrante para a sua equipe de desenvolvedores que trabalham no mundo open source. Desta vez, o desenvolvedor contratado foi Roman Gilg, que se concentrará esforços em "determinados projetos XServer relacionados a jogos e melhorará o KWin nesse sentido e para o uso geral de desktops".

No lado do KDE com o seu gerenciador de janelas KWin, o desenvolvedor está trabalhando em algumas melhorias para ambos X11 e Wayland, incluindo uma reformulação do pipeline de composição. Com o pipeline de composição retrabalhado, será possível obter threads da CPU separados por saídas de exibição, melhor manipulação de vblank e outros benefícios.

Para o X.Org Server, Roman está buscando uma composição de lista automática que poderia ajudar a diminuir a latência em torno de jogos, além de outras melhorias. É ótimo ver a Valve financiando essas melhorias de infraestrutura para a plataforma Linux Linux, o que inclui também os drivers de vídeo open source.

Infelizmente para essas melhorias relacionadas com o X.Org, dada a atual falta de coordenação em torno de um xorg-server 1.21, essas mudanças provavelmente não chegarão ao desktop Linux até o próximo ano.

Mais detalhes sobre este contrato de trabalho para a Valve e outras melhorias envolvendo o Linux e KDE em que o desenvolvedor está trabalhando podem ser encontrados através deste post.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários