Windows Subsystem for Linux 2 agora está disponível para testes


O Windows Subsystem for Linux 2 (também conhecido apenas como "WSL 2") está sendo lançado como parte do Windows 10 Preview Build 18917. Esta versão está disponível para usuários do Windows 10 que optaram pelo "Fast Ring" do programa "Insider" do sistema operacional da Microsoft.

Assim como na primeira versão do WSL, o recurso não vem habilitado por padrão, então é necessário um pouco de preparação e configuração para colocá-lo em funcionamento. Contudo, o mais interessante é que agora é usado um kernel Linux nativo (baseado na versão 4.19), o que permite aumento no desempenho para I/O, mais versatilidade e a adição de novos comandos para controlar e visualizar versões e distribuições Linux do WSL.

O WSL 2 é acompanhado por uma VM leve e utilitária que usa uma pequena quantidade de memória na inicialização, o que faz com que o recurso seja considerado “tão leve, rápido, integrado e responsivo quanto o WSL 1”. Contudo, ainda precisa ser feito algum trabalho no suporte para rede. De acordo com Craig Loewen, da Microsoft, o plano é "incluir a capacidade de o WSL 2 acessar aplicativos de rede com localhost" o mais rápido possível.


Mais detalhes podem ser encontrados no blog para desenvolvedores da Microsoft. Há também uma coleção crescente de documentação do WSL 2 que certamente vale a pena adicionar na sua lista de favoritos também.

A Microsoft incentiva os que estão testando o recurso a relatar problemas de bugs na página do WSL no GitHub.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários