ACO: compilador de shader da Valve para GPUs AMD ganha importante melhoria


No início do mês, a Valve anunciou seu compilador de shader para placas de vídeo Radeon, chamado "ACO", para ser usado com o RADV, driver Vulkan criado pela comunidade para lidar com GPUs da AMD no Linux. Desta vez, a boa notícia é que o compilador ganhou suporte para vertex shader e, portanto, reduz ainda mais os tempos de compilação de shaders.

A informação foi compartilhada por Pierre-Loup Griffais, um dos principais desenvolvedores da Valve trabalhando na plataforma Linux, através de seu perfil oficial no Twitter. Ainda, segundo ele, os pacotes disponíveis para testes no Ubuntu, Fedora e Arch Linux já foram atualizados com as novas mudanças no compilador.


"A ACO agora tem suporte a vertex shader, o que ajuda a reduzir ainda mais os tempos de compilação. O suporte foi disponibilizado para nossos pacotes de testes, juntamente com algumas instruções específicas do VS."

É ótimo ver a Valve constantemente investindo em melhorias para a plataforma Linux, que vão desde aprimoramentos para VR, com a sua parceria com a Collabora, a drivers gráficos e jogos, com este último incluindo o Steam Play/Proton e este novo compilador de shader.

Mais detalhes sobre o ACO você encontra no Steam Community.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários