Lançado o Radeon Software For Linux 19.30 com suporte para a série Radeon RX 5700


A AMD lançou hoje, 7 de julho, mais uma nova versão do Radeon Software For Linux, a 19.30, para a plataforma Linux, que chega trazendo suporte oficial para a série Radeon RX 5700, as novas placas de vídeo com tecnologia RDNA/Navi da empresa. O driver de vídeo chega em boa hora e prepara o caminho especialmente para aqueles que desejam usar as novas GPUs sem ter que compilar kernel, drivers open source e outros componentes.

Como já mencionamos em um outro artigo, os componentes open source, incluindo kernel Linux e Mesa, já estão sendo preparados para suportar as novas GPUs Navi da AMD, porém, como possuem datas de lançamento diferentes, só veremos esses pacotes prontos até setembro, que é quando serão implementados em distribuições Linux como Ubuntu 19.10 e Fedora 31.

Ao menos por enquanto, a principal desvantagem do Radeon Software For Linux 19.30 é que ele suporta apenas o Ubuntu 18.04 LTS. Aqueles que usam o Ubuntu 19.04 ou outras distribuições Linux precisarão esperar mais um pouco até que a AMD prepare os pacotes de instalação para essas distros Linux ou terão que compilar os pacotes necessários para usar sua GPU.

Você pode fazer o download do driver agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Phoronix
Comentários