Valve e Collabora fazem parceria para aprimorar o suporte a VR no Linux


A Collabora anunciou nesta terça-feira (30) um novo projeto open source que promete permitir que os ambientes gráficos, como o GNOME e KDE, e os gerenciadores de janelas possam lidar melhor com VR (realidade virtual). Patrocinado pela Valve, o "xrdesktop" permite renderizar janelas no espaço 3D para que aos usuários possam manipulá-las com controles e headsets VR.

"Essa integração do xrdesktop com os gerenciadores de janelas permite espelhar as janelas existentes no XR e sintetizar a entrada do desktop por meio de ações XR. O xrdesktop pode ser executado como um aplicativo de cena dedicado, mas também possui um modo de sobreposição, em que as janelas da área de trabalho são sobrepostas sobre qualquer outro aplicativo de RV em execução", explica Lubosz Sarnecki, da Collabora.

De acordo com a empresa, o projeto foi desenvolvido para integrar diretamente nos ambientes gráficos, eliminando a necessidade de usar um compositor dedicado para rodar em VR. Isso também significa que a iniciativa poderá funcionar bem com as configurações existentes, mas por enquanto apenas o KDE e GNOME serão suportados.

No entanto, o Collabora garante aos usuários que as futuras versões do xrdesktop funcionarão com qualquer ambiente gráfico ou gerenciador de janelas projetado para o desktop Linux. A implementação também pode ser usada como um aplicativo de cena dedicado e vem com um modo de sobreposição para permitir que as janelas da área de trabalho sejam sobrepostas sobre um aplicativo de RV existente.

Sob o capô, o projeto xrdesktop é alimentado por um conjunto de bibliotecas baseadas em Glib e um renderizador Vulkan construído internamente. O software é escrito inteiramente em C e não vem com um gerenciador de janelas autônomo, o que significa que ele só pode ser integrado a um existente. O xrdesktop está disponível para testes no KDE e no GNOME a partir de sua página do GitLab.

Para mais detalhes, não deixe de conferir o anúncio oficial publicado no blog da Collabora, clicando aqui.


FONTE: Softpedia
Comentários