Com foco em jogos, Valve revela novo compilador de shader para GPUs da AMD


A Valve tem financiado o desenvolvimento do "ACO", um novo compilador de shader alternativo para o back-end AMDGPU presente no LLVM, que por sua vez é usado atualmente pelos drivers de vídeo RADV (Vulkan) e RadeonSI (OpenGL), ambos presentes na pilha gráfica Mesa para lidar com placas de vídeo da AMD.

Em sua postagem publicada nesta quarta-feira (3) no Steam Community, o desenvolvedor Pierre-Loup Griffais, da Valve, revelou mais detalhes sobre o novo compilador de shader, que foi projetado especialmente para oferecer "a melhor geração de código possível para shaders de jogos e a velocidade de compilação mais rápida possível".

O desenvolvedor explica que o projeto LLVM não tem jogos como seu foco principal, mas que possui muitos objetivos diferentes. Ter um novo compilador de shader para a pilha gráfica Mesa criado especialmente para lidar com games evita que soluções e recursos específicos que possam beneficiar a jogatina quebrem acidentalmente o LLVM.

"Em particular, a velocidade de compilação do shader é um exemplo: não é realmente um fator crítico na maioria dos outros cenários, apenas algo bom para se ter. Mas para jogos, o tempo de compilação é crítico, e a compilação de shader lenta pode resultar em problemas", explica Pierre-Loup Griffais.

"No lado do desempenho do jogo, [com o ACO] também conseguimos obter ótimos resultados, às vezes excedendo nossas expectativas iniciais: a maioria dos outros jogos que testamos parece não ser afetada em termos de desempenho em tempo de execução, mas ainda se beneficia das melhorias no tempo de compilação [de shader]", continuou.


De acordo com Pierre-Loup Griffais, atualmente o ACO só lida com pixel e estágios do shader de computação. Ainda, segundo ele, "quando o restante dos estágios estiver implementado, esperamos que os tempos de compilação sejam reduzidos ainda mais".


Com todo o progresso feito no ACO, o desenvolvedor está bem confiante e acredita que o novo compilador de shader já está pronto para ser implementado no Mesa, podendo ser oferecido aos jogadores, "já que muitos jogos são executados de forma estável e demonstram uma redução significativa de stutter em nossos próprios testes". Além disso, ele também faz um convite para que os usuários testem o compilador.

"Receber relatórios de problemas de usuários testando uma ampla variedade de jogos e aplicativos ajudará muito a direcionar o esforço de desenvolvimento. Para facilitar o teste, estamos preparando pacotes para distribuições selecionadas e um rastreador de bugs dedicado", disse Pierre-Loup Griffais. "Aguardamos com expectativa o seu feedback de teste, bem como comentários da comunidade do Mesa; eles ajudarão a revelar nossos próximos passos para este projeto."

Os interessados em ajudar nos testes e, obviamente, executando jogos em hardware AMD, podem obter mais detalhes clicando aqui. O código fonte do compilador pode ser encontrado no GitHub.

Em notícia relacionadas, o novo compilador de shader da Valve para GPUs AMD é revelado apenas alguns dias após a empresa divulgar que está financiando melhorias focadas em jogos para o KWin, o gerenciador de janelas do KDE Plasma. Uma coisa é certa: a Valve está trabalhando duro para aperfeiçoar ainda mais o Linux como uma plataforma real para jogos.


FONTE: Phoronix | Steam Community
Tags :
Comentários