BigLinux 19.04 chega com melhorias para jogadores e desenvolvedores


O BigLinux 19.04 foi lançado recentemente com melhorias que devem agradar tanto jogadores quanto desenvolvedores, o que inclui a instalação da distribuição Linux brasileira com o sistema de arquivos Btrfs com o Zstandard (ou zstd), um algoritmo de compressão de dados sem perdas desenvolvido por Yann Collet no Facebook, permitindo economia significativa no espaço em disco para, por exemplo, uma base de dados MySQL.

"Testamos uma base de dados MySQL de 1360 MB, contendo informações de sites em WordPress e Phpbb. Ao utilizar o sistema de arquivos padrão do BigLinux, “BTRFS + ZSTD”, o espaço utilizado foi reduzido para 220 MB", explicam os desenvolvedores.

O mesmo acontece com jogos instalados com o sistema operacional, onde o espaço usado pela instalação do título usado no disco será significativamente reduzido, como podemos ver no gráfico logo abaixo:


O sistema operacional também oferece três opções de desktop, incluindo KDE clássico, KDE moderno e LXQt, sendo uma boa alternativa para computadores com configurações de hardware mais simples, e melhorias não apenas no ganho de espaço no disco usando o Btrfs, mas também maior velocidade no tempo de boot e na abertura de aplicativos especialmente em máquinas que contam com Disco Rígido (HD), que são mais lentos que SSD.

Outra novidade é que o sistema operacional já vem configurado para criar pontos de restauração diários. Isso basicamente significa que, caso alguma atualização ou instalação de software venha a causar problemas, você terá sempre a disposição snapshots para restaurar o sistema.



Outras mudanças incluem melhor gerenciamento de energia para laptops, o usuário pode escolher entre duas versões do kernel Linux antes da instalação, podendo escolher aquele que deverá se adaptar melhor ao seu hardware, e mais de 30 web apps, incluindo Whatsapp, Telegram, Netflix, Spotify, Deezer, Prime Vídeo e Twitter.


Além disso, um painel de configurações específico criado para simplificar a instalação e configuração do servidor WEB Apache com suporte a PHP, Python e Perl, o banco de dados MySQL e o phpMyAdmin.


"Esse painel também disponibiliza a opção de fazer o download e instalar automaticamente qualquer um desses programas: Atom, Bluefish, VSCodium, VSCode e Sublime Text", diz os desenvolvedores. "É um sistema pronto para o uso, que você não vai ter que passar horas configurando."

Download do BigLinux 19.04

A distribuição Linux brasileira chega como uma das melhores alternativas, especialmente por contar com recursos que permitem ao projeto alcançar um público muito maior; muito além do mundo Linux. Isso significa que o BigLinux 19.04 pode facilmente atender as necessidades daquele seu amigo usando o Windows agora e que deseja experimentar o sistema do pinguim, mas ainda tem dúvida de qual distro Linux usar.

O download do BigLinux 19.04 pode ser feito gratuitamente através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. No site, você encontrará diversas opções para baixar a imagem ISO do sistema operacional, bem como mais informações sobre os requisitos do sistema.
Tags :
Comentários