Com lançamento previsto para outubro, KDE Plasma 5.17 chegará com vários novos recursos


O próximo KDE Plasma 5.17, que deve ser lançado ainda este ano, está se tornando um grande lançamento. Entre as novidades, está a capacidade de aplicativos GTK3 com CSD (Client-side decorations) e barras de cabeçalho para respeitar o esquema de cores ativo do KDE ao usar o tema Breeze GTK.

Outra novidade no KDE Plasma 5.17 é o suporte à interface zwp_linux_dmabuf_v1 no Wayland para o gerenciador de janelas KWin, que deve oferecer melhor desempenho e menor uso de memória, capacidade de definir um volume máximo menor que 100%, juntamente com suporte a feedback de áudio para o controle deslizante de volume quando o usuário terminar de arrastá-lo.

Além disso, agora existem mensagens mais descritivas ao criar senhas ruins para novos usuários ou existentes, guias com melhor aparência (ativas e inativas) nos navegadores Google Chrome e Chromium ao usar o tema Breeze GTK e um novo ícone para o item de menu de contexto "Permitir que este programa seja agrupado" no gerenciador de tarefas.

O gerenciador de pacotes Plasma Discover também recebeu alguns aprimoramentos notáveis, como a capacidade de exibir números de versão para pacotes com texto mais claro na página Atualizações e um indicador de ocupado quando ele ainda está carregando a lista inicial de aplicativos, além de uma melhor mensagem de erro quando nenhuma conexão com a Internet estiver disponível.


A versão final do ambiente gráfico KDE Plasma 5.17 deve chegar em 15 de outubro, mas não antes da versão beta pública, que deve estar disponível para testes a partir do dia 19 de setembro. Até lá, a versão atual do KDE Plasma 5.16 terá uma última atualização de manutenção na próxima semana, no dia 3 de setembro, o KDE Plasma 5.16.5.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários