FFmpeg adiciona suporte para o AMD AMF com a Vulkan no Linux


A biblioteca multimídia FFmpeg até este momento tem suportado a biblioteca Advanced Media Framework (AMF), da AMD, apenas no Windows para codificação H.264/HEVC em GPUs usando o DirectX. Agora, o suporte para o AMD AMF no Linux via Vulkan está disponível no código mais recente no FFmpeg.

Embora a AMD já ofereça o Advanced Media Framework para Linux, o suporte só está disponível através do driver Radeon Software for Linux (AMDGPU-PRO) e, portanto, não tem tanta adoção quanto as implementações VDPAU e VA-API. E mesmo assim, ao usar o driver proprietário da AMD para Linux, o usuário precisa instalar manualmente o pacote amf-amdgpu-pro, já que ele não é instalado por padrão.

Acontece também que o AMD AMF não suporta o HEVC no Linux, mas apenas o H.264, pelo menos para a implementação do FFmpeg, e a atual implementação depende da Vulkan para inicialização.

Esta também é a primeira vez que estamos vendo a Vulkan mencionado na base de código do FFmpeg. Isso deve mudar no próximo ano com o uso da Vulkan por projetos de multimídia, especialmente agora com a "Vulkan Video", API de decodificação de vídeo, sendo desenvolvida.


FONTE: Phoronix
Comentários