Instalador do Ubuntu 19.10 deve ofercer o sistema de arquivos ZFS como opção experimental


A Canonical anunciou hoje, 7 de agosto, que pretende implementar suporte para o ZFS como o sistema de arquivos raiz no próximo Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), estando disponível como uma opção experimental no instalador do sistema operacional, o que também significa que não deve ser usado em ambientes de produção.

"Como queremos ter o layout do conjunto de dados correto e sabemos que um sistema de arquivos é muito importante, pois é responsável por todos os seus dados, não queremos encorajar as pessoas a usá-lo nos sistemas de produção ainda, ou pelo menos não sem backups. A opção será destacada como tal - agora você está avisado", disse Didier Roche, da Canonical.

A implementação da empresa para o ZFS no suporte à raiz é baseada no software desenvolvido ativamente "ZFS On Linux", que fornece criptografia nativa, transmissões ZFS criptografadas, contabilidade de projeto e cota, pontos de verificação, suporte de corte, além de vários aprimoramentos de desempenho em sistemas de arquivos existentes.

A Canonical está empenhada em melhorar seu suporte ao ZFS com o lançamento do Ubuntu 19.10, que deve ser lançado em outubro. A companhia já fizeram o backport de várias correções pós-lançamento do ZFS On Linux para oferecer aos usuários a melhor experiência e confiabilidade com o sistema de arquivos.

Entre outras mudanças, a empresa diz que também adicionou melhorias no menu de inicialização do GRUB. Nas próximas semanas, a companhia também planeja implementar snapshots automatizados, rollback e suporte a backup mais fáceis, bem como suporte para atualizações instantâneas offline para o ZFS no root.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários