Lançado o LibreOffice 6.3 com melhorias no desempenho e na interface de usuário


Foi lançado nesta quinta-feira (8) o LibreOffice 6.3, que chega exatamente seis meses após o lançamento da versão 6.2 para adicionar melhor desempenho, maior interoperabilidade com formatos de documentos proprietários, bem como um conjunto de novos recursos e outras melhorias que prometem aprimorar ainda mais a experiência dos usuários.

Entre os destaques da nova versão da suíte de escritório, estão melhorias no desempenho, o que permite que os marcadores possam ser exportados 1.5x mais rápido que na versão anterior, o LibreOffice 6.2, enquanto a abertura de arquivos .odt no Writer é, em alguns casos , até 97% mais rápida! Da mesma forma, a abertura de documentos com fontes incorporadas também inclui vários aprimoramentos de desempenho.

Além disso, o usuário agora verá uma nova caixa de diálogo “dica do dia” aberta na inicialização (uma vez por dia). Há também um novo infobar “o que há de novo?”, vinculando-se às notas de lançamento do LibreOffice ao lançar uma versão atualizada da suíte de escritório.



Outras mudanças incluem uma versão "Tabbed Compact" da interface do usuário do NotebookBar para Writer, Calc, Draw e Impress, que beneficiará os usuários com laptops widescreen, junto com uma nova interface de usuário chamada "Contextual Single" para o Writer e Draw, foi adicionado melhorias do filtro de exportação de PDF e há suporte para importar gráficos de formas de grupos drawingML do DOCX.

A nova versão da suíte de escritório será suportada pelos próximos dez meses, com atualizações menores de manutenção até 29 de maio de 2020. A Document Foundation (TDF) planejou um total de seis lançamentos para a série 6.3.x, mas atualmente recomenda aos usuários a série LibreOffice 6.2 para estabilidade extra em ambientes de produção.

O LibreOffice 6.3 vem com uma mudança importante para os usuários Linux, ou seja, ele não é fornecido com binários de 32 bits para sistemas operacionais baseados em Debian ou Red Hat. A Document Foundation está empenhada em dar suporte a sistemas de 32 bits por mais alguns meses, portanto, a fundação recomenda o LibreOffice 6.2 para instalações de 32 bits.

O download do LibreOffice 6.3 pode ser feito agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | TDF Blog
Comentários