Lançado o Proton 4.11-3 com melhor suporte para gamepads e nova versão do D9VK


Foi lançada na última terça-feira (27) mais uma nova versão do Proton, a 4.11-3, que chega trazendo ainda mais melhorias e correções para aprimorar ainda mais a experiências dos jogadores Linux ao executarem no sistema do pinguim jogos que antes eram apenas exclusivos do Windows. Entre os destaques, está a adição do recém-lançado D9VK 0.20, bem como suporte para as versões mais recentes do Steamworks e OpenVR SDK.

Contudo, a maior mudança parece ser com gamepads. O Proton não irá mais emulá-los como se fossem controles do Xbox, ao invés disso os jogos irão acessá-los diretamente. Portanto, gamepads como o DualShock 4 (PS4), fighting pads e muito outros periféricos devem se comportar como se estivessem no Windows.

"Os jogos agora tentarão acessar os gamepads diretamente, em vez do Proton emular os gamepads como se fossem controles do Xbox. Isto significa que os gamepads do PlayStation 4, bem como outros controles, irão comportar-se muito mais como no Windows. Se você quiser que seu gamepad seja emulado como se fosse um controle do Xbox, use o recurso de mapeamento de controle do cliente Steam. Se o controle não puder ser acessado diretamente, devido a um problema de permissões, ele continuará sendo apresentado como um controle do Xbox", diz as notas de lançamento.

Além disso, foi adicionado também correções para o fsync (o substituto experimental do esync) e foram corrigidas novas falhas relacionadas à entrada de texto, especialmente em jogos Unreal Engine 4, incluindo Mordhau e Deep Rock Galactic.


FONTE: Proton/GitHub
Tags :
Comentários