NVIDIA começa a publicar mais documentações de suas GPUs no GitHub


A NVIDIA está publicando mais documentações sobre o hardware de suas GPUs, o que pode ajudar, por exemplo, no desenvolvimento do driver open source Nouveau, que há muito tempo não recebe grandes novidades, como novos recursos ou aprimoramentos importantes relacionados com o desempenho de placas de vídeo mas modernas.

"A NVIDIA lançou documentação pública, disponível gratuitamente (licenciada pelo MIT) de partes de sua interface de hardware da GPU. Este é um trabalho em progresso; nem todas as interfaces foram publicadas", disse a NVIDIA ao site Phoronix.

Atualmente, a documentação está relaciona principalmente com as gerações Maxwell, Pascal, Volta e Kepler. Mais conteúdo ainda deve ser publicado à medida do decorrer dos trabalhos da empresa      obviamente, o que deve incluir também informações sobre as mais recentes GPUs Turing que certamente gostaríamos de ver mais cedo ou mais tarde.

Entre as informações publicadas pela empresa, também estão detalhes sobre suas tabelas de BIOS, bloco de controle de dispositivo, inicialização de dispositivo, segurança em torno do mecanismo Falcon, clock e ajustes de memória, cabeçalhos de programa de shader, estados de energia e muito mais.

Embora não seja uma documentação totalmente exaustiva, é muito mais do que já vimos da NVIDIA até hoje. Geralmente a empresa acaba lançando pequenos detalhes aleatórios ao longo dos anos e esta é a primeira vez que a companhia está distribuindo sua documentação sob um repositório unificado, o que é ótimo já que deve ajudar o driver Nouveau.

Toda a nova documentação lançada até o momento pode ser conferida no repositório oficial da NVIDIA no GitHub, clicando aqui.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários