Projeto RaspArch agora pode executar o Arch Linux no Raspberry Pi 4 Model B


Uma nova build do RaspArch já está disponível para download e foi especialmente feita para o recém-lançado Raspberry Pi 4 Model B, que conta com uma CPU Quad-Core ARM Cortex-A72 com 1.5 GHz de 64 bits e possui modelo de até 4 GB de memória RAM, bem como Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac e Bluetooth 5.0 (BLE).

Provavelmente, a melhor coisa sobre o novo modelo Raspberry Pi 4 é que ele suporta resoluções de vídeo de até 4K através de duas portas micro HDMI. O minúsculo computador também vem com duas portas USB 3.0 e USB 2.0, um conector GPIO de 40 pinos, portas MIPI Camera e Display e um verdadeiro Gigabit Ethernet.

Graças ao novo RaspArch Build 190809, agora você pode instalar e executar o mais recente sistema operacional Arch Linux no Raspberry Pi 4 Model B, com a instalação podendo ser feita também a partir do Windows usando o Rufus, o que pode ser útil para os novos usuários no Linux, bem como usando as ferramentas Win32 Disk Imager ou Etcher.


"O RaspArch é uma "remasterização" do Arch Linux ARM. O sistema compactado original é de cerca de 230 MB. Depois que eu adicionei o ambiente LXDE Desktop, PulseAudio, Firefox, Yaourt e GIMP, o sistema aumentou muito. RaspArch é um sistema ARM pronto para uso", garante Arne Exton, desenvolvedor do projeto.

Além de rodar no mais recente Raspberry Pi 4 Model B, o RaspArch também pode ser usado nos modelos mais antigos Raspberry Pi 3 Model B+, Raspberry Pi 3 Model B ou Raspberry Pi 2 Model B. Você pode baixar o RaspArch Build 190809 agora mesmo gratuitamente através do anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários