System76 anuncia nova ferramenta gráfica para atualizar firmware no Pop!_OS


A System76 anunciou uma nova ferramenta gráfica multiplataforma que promete facilitar a verificação e a atualização do firmware do computador. Chamado de "Firmware Manager", o utilitário já deverá estar disponível por padrão no Pop!_OS, mas promete ser compatível com qualquer distribuição Linux que seja baseada também no Ubuntu ou Debian.

Fazendo uso das ferramentas de linha de comando fwupd e system76-firmware, o Firmware Manager se integrará ao painel de configurações do GNOME para facilitar a processo de atualização do firmware, tudo graças também a sua moderna e simples interface de usuário. Além disso, um aplicativo GTK também estará disponível para as distribuições Linux que trazem outros ambientes gráficos.


"Um dos problemas que enfrentamos com o gerenciamento de firmware no Linux foi a falta de opções para frontends gráficos para serviços de gerenciamento de firmware, como fwupd e system76-firmware. Para o fwupd, as únicas soluções disponíveis eram o GNOME Software ou o KDE Discover, o que não é viável para distribuições Linux que possuem seus próprios centros de aplicativos ou frontends para gerenciadores de pacotes", explica a System76.

"Para o system76-firmware, existia um aplicativo GTK oficial, mas ele apenas suportava a atualização de firmware da System76, quando seria mais ideal se ele pudesse suportar atualização de firmware de ambos os serviços."

A nova ferramenta também é compatível com Wayland e estará disponível em breve para instalação a partir dos repositórios de software, mas sendo um software open source, você também pode baixar e compilar o código fonte da página do projeto no GitHub. A System76 garante que todos os usuários existentes do seu sistema operacional Pop!_OS receberão o aplicativo automaticamente.


FONTE: Softpedia
Comentários