Canonical lista os pacotes de 32 bits que serão suportados no Ubuntu 20.04 LTS


No início deste ano, a Canonical anunciou que estaria retirando o suporte para pacotes de 32 bits com a chega do próximo Ubuntu 19.10. Mas, após a reação dos usuários, especialmente daqueles que usam o sistema operacional da empresa para jogar, a companhia recuou e decidiu fornecer suporte para softwares de 32 bits selecionados.

Recentemente, Steve Langasek, da Canonical, publicou a lista com os pacotes de 32 bits que continuarão sendo "oficialmente suportados" no Ubuntu 20.04 LTS, que deve chegar no próximo ano. Sua lista possui cerca de 52 pacotes, mas, ao incluir as dependências, o número pode chegar a 199 pacotes denominados i386 que continuarão recebendo suporte.

"Com base no nosso compromisso de continuar a oferecer suporte ao espaço de usuário i386 no Ubuntu, montamos uma lista de pacotes para os quais conseguimos determinar se há demanda do usuário com base no feedback até o momento. Os pacotes listados são os que estamos comprometidos em levar adiante para 20.04 em paridade com amd64", disse Steve Langasek.

Entre os pacotes de 32 bits que continuarão sendo suportados estão o Wine, Fenix, ZSNES, Steam e Quake 4, e muitos outros. Com isso, os aplicativos, drivers e utilitários mais populares de 32 bits continuarão funcionando no Ubuntu de 64 bits da mesma maneira que acontece atualmente.

A lista de pacotes de 32 bits que serão suportados pelo Ubuntu 20.04 LTS está disponível no discourse.ubuntu.com.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários