Linux Kernel 5.4 contará com melhorias para jogos do Windows rodando no Wine e Steam Play


A CodeWeavers, empresa por traz do software CrossOver e financiadora do projeto Wine, anunciou um novo patch para o próximo Linux Kernel 5.4 que deve ajudar vários jogos de 64-bits do Windows a rodarem melhor no Wine ou no Steam Play (através do Proton) com os novos processadores da AMD e Intel.

Os novos patches em Assembly para arquitetura x86 é uma adição para o UMIP feita por Brendan Shanks, da CodeWeavers, que implementa suporte para emulação/falsificação para as instruções SGDT (Store Global Descriptor Table Register), SIDT (Store Interrupt Descriptor Table) e SMSW (Store Machine Status Word) para processos de 64-bits.

A funcionalidade User-Mode Instruction Prevention (UMIP) em processadores mais recentes impede que essas instruções sejam executadas no modo de usuário. Mas o problema é que essas instruções às vezes são usadas por programas do Windows e, como o Wine é executado inteiramente no espaço do usuário, muitos softwares não podem acessar essas instruções.

O código UMIP do kernel Linux já ofereceu alguma emulação de instruções para processos de 32 bits, enquanto no Linux 5.4, o suporte para as instruções SGDT, SIDT e SMSW será adicionado para processos de 64 bits. Por sua vez, isso ajuda alguns jogos de 64 bits para o Windows que dependem dessas instruções. Sem esse suporte de emulação/falsificação, esses games estavam travando em CPUs recentes ao seguir as instruções afetadas.

Entre os títulos afetados pelo suporte à UMIP, estão Metro Exodus, Shadow of the Tomb Raider, Wolfenstein: Youngblood, Soulcalibur VI, Grand Theft Auto, Devil May Cry 5 e Team Sonic Racing.

O UMIP é suportado pelos processadores AMD Ryzen 3000 "Zen 2" e Intel Cannonlake. Para aqueles com um sistema com o UMIP habilitado, uma das soluções alternativas para desativar a funcionalidade para que, pelo menos, os jogos sejam executados enquanto o Linux Kernel 5.4 não chega é usar o parâmetro do kernel clearcpuid=514.


FONTE: Phoronix
Comentários