Mesa 19.2 chega com suporte para as placas Radeon RX 5700 Navi


Após um mês de atrasos, foi finalmente lançada nesta quarta-feira (25) a pilha gráfica Mesa 19.2, que chega trazendo mais melhorias e correções para os mais variados drivers de vídeo open source do Linux. Entre os destaques, está a adição do "Iris", o novo driver OpenGL da Intel baseado na arquitetura Gallium3D que, no futuro, deve substituir o antigo driver i965 para os gráficos Broadwell e mais recente.

Além disso, outra mudança importante é a adição do suporte para as placas de vídeo AMD Radeon RX 5700 (Navi 10) nos drivers RadeonSI (OpenGL) e RADV (Vulkan), bem como suporte inicial para as GPUs Navi 12 e Navi 14 que, segundo rumores, podem chegar ainda este ano, e suporte para as APUs Renoir e para GPUs Arcturus, com este último apenas para computação.

O Mesa 19.2 também traz suporte para o OpenGL 4.6 para gráficos Intel, aqueles com hardware AMD mais antigo usando o driver R600 Gallium3D certamente ficarão felizes em saber que GPUs das séries HD 5800 e HD 6900 agora terão suporte para o OpenGL 4.5 e adicionada melhorias de desempenho no driver Vulkan RADV para APUs AMD Raven Ridge e Picasso.

Também foram adicionadas dezenas de correções de bugs e os driver RADV (AMD) e ANV (Intel) agora possuem suporte para mais extensões da API gráfica Vulkan. Mais detalhes podem ser encontrados nas notas de lançamento.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários