Compilador de shaders da Valve para jogos agora suporta GPUs AMD Navi


Para aqueles executando o Linux com a série de placas de vídeo AMD Radeon RX 5700, a Valve começou a implementar o suporte para as GPUs GFX10/Navi no seu compilador de shaders, chamado "ACO" (abreviação para AMD COmpiler). Atualmente, o suporte ainda é considerado "básico", estando desativado por padrão para o chip.

Isso acontece porque o suporte inicial para GPUs Navi no ACO, que foi implementado no código de desenvolvimento do Mesa nesta quinta-feira (10), ainda apresenta alguns problemas, com os desenvolvedores afirmando que "nem tudo funciona perfeitamente ainda".

Ainda faltam várias semanas até o prazo final para a fase de desenvolvimento "feature freeze" do Mesa 19.3, que é quando novos recursos não sserão mais implementados, mas apenas correções. Esse pode ser o tempo que os desenvolvedores precisam para aprimorar este suporte, para que finalmente o ACO esteja em boas condições com as GPUs Navi.

A ativação desse compilador de shaders alternativo ao atual back-end AMDGPU do LLVM, usado atualmente por padrão pelos hardwares mais modernos da AMD, poderá ser feita através da variável de ambiente   RADV_PERFTEST=aco   no próximo Mesa 19.3.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários