Devs do Mir planejam adicionar suporte para laptops com gráficos híbridos


Os desenvolvedores do Mir compartilharam um roadmap atualizado em que estão seguindo e onde são revelados também seus planos futuros para este servidor gráfico e, mais recentemente, um dos compositores disponíveis para Wayland. Entre as novidades que podem chegar em um futuro não muito distante é o suporte para laptops com gráficos híbridos.

"Como parte da refatoração da plataforma, está a capacidade do Mir de suportar várias plataformas gráficas simultaneamente. No momento, o Mir não funciona com vários drivers simultaneamente, ou seja, não permite que o driver NVIDIA funcione com o Mesa", explicam os desenvolvedores.

"Portanto, os laptops gráficos híbridos NVIDIA+Intel e similares não funcionam no momento com o Mir, mas o objetivo seria permitir o suporte a múltiplas plataformas gráficas simultaneamente. Isso também é necessário para o suporte a desktop remoto com o Mir."

Outras mudanças propostas inclui a divisão do código de renderização e exibição para ser mais modular, bem como a capacidade de manipular melhor casos em que então presentes hardwares USB de exibição do tipo DisplayLink que não possuem suporte para renderização integrada.

Além disso, os desenvolvedores também planejam adicionar suporte a renderizador substituível e gráfico de cena, bem como a construção de um backend do GNOME SceneGraph Kit (GSK) para aprimorar ainda mais o suporte para o GNOME Shell e Unity 8, e melhor manuseio de de falhas sem interromper nenhum dos aplicativos em execução.

Essas ideias esperançosas para o Mir podem ser encontradas no Ubuntu Discourse.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários