Instalador do Ubuntu 19.10 facilitará o uso do sistema de arquivos ZFS


Aqueles interessados em experimentar a instalação do Ubuntu com o sistema de arquivos ZFS no PC certamente ficarão felizes em saber que o instalador, chamado "Ubiquity", presente na próxima versão do sistema operacional, a 19.10, contará com suporte para o ZFS, o que permitirá uma configuração mais fácil e rápida.

Esta mudança chegou apenas uma semana antes da estreia oficial do Ubuntu 19.10 da próxima semana. Os usuários agora encontrarão uma opção "experimental" para fazer uma instalação em disco completo do Ubuntu 19.10 com o ZFS como sistema de arquivos raiz, em vez do EXT4 padrão.


Para o Ubuntu 20.04 LTS, que deve chegar no próximo ano, espera-se que mais recursos avançados de particionamento com o ZFS esteja disponível. Além disso, os desenvolvedores da Canonical ainda estão trabalhando no novo componente "Zsys" e outras melhorias na integração do ZFS On Linux.

Mas para o Ubuntu 19.10, o básico já está em vigor e agora é super fácil executar o Ubuntu no desktop com o ZFS. Embora seja considerada uma opção experimental, o ZFS On Linux em si é bastante maduro e está em boas condições atualmente.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários