Iris: novo driver OpenGL da Intel será o padrão no Mesa 20


Nos últimos dois anos, a Intel vem trabalhando no novo driver "Iris" com arquitetura Gallium3D para oferecer suporte aos gráficos Broadwell "Gen8" e mais recentes como substituto eventual ao seu driver clássico i965 de longa data. Mas, com a chega dos gráficos Tiger Lake "Gen12" Xe, na verdade, apenas o Iris será usado, tornando-se o padrão com a chegada do Mesa 20.0.

A informação vem de Lisa Pearce que compartilhou no Twitter que a mudança para o novo driver agora está planejada para o Mesa 20.0, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2020. Segundo ela, o driver só não será habilitado por padrão no próximo Mesa 19.3 para ajudar a garantir "nenhuma desestabilização para os usuários", pois possivelmente alguns problemas ainda precisam ser corrigidos.

Nos testes de benchmark realizados pelo Phoronix, o novo driver já apresenta bons resultados, com desempenho mais rápido inclusive para os gráficos Broadwell mais antigos. Com testes gráficos comparando o Windows 10 com o Linux com chip Ice Lake, o driver Iris novamente se mostrou benéfico em comparação com o mais antigo i965.

Para aqueles ansiosos em testar o novo driver, é possível habilitá-lo no próximo Mesa 19.3 usando a variável de ambiente   MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=iris  . O Mesa 20.0 deve chegar por volta do final de fevereiro ou início de março, a tempo para o lançamento de distribuições Linux como Ubuntu 20.04 LTS e Fedora 32.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários