KWin: gerenciador de janelas do KDE receberá mais melhorias para o Wayland


Durante a X.Org Developer's Conference (XDC) 2019, evento que ocorreu na semana passada, durante os dias 2 e 4 de outubro, em Montreal, Canadá, o desenvolvedor Roman Gilg, do projeto KDE, forneceu aos desenvolvedores do X11 e Wayland uma visão geral da arquitetura do KWin como gerenciador de janelas X11 e compositor do Wayland, além de falar sobre alguns dos planos para o futuro.

O trabalho recente e em andamento abordado inclui o suporte a tema de cor escura para o KWin no X11, simplificação do compositor X11 e do back-end GLX, redesenho do código de gerenciamento de output e o suporte para clientes internos passando pelo QPA (Qt Platform Abstraction) do próprio KWin. Contudo, as mudanças mais empolgantes devem chegar no futuro.

Como parte das novas metas do projeto KDE para este ano, que incluem priorizar o suporte ao Wayland, estão melhorias no código, que deve torná-lo ainda mais robusto, manipulação da rotação da tela, aprimoramentos para o XWayland com multi-DPI, suporte para multi-GPU, otimizações de renderização e várias melhorias de input. Por fim, também há planos de dividir ainda mais os caminhos de código específicos para X11 e Wayland.

No lado do X11, os desenvolvedores ainda planejam oferecer suporte a composição não redirecionada, além de bloqueios e outras melhorias. Aqueles que desejam saber mais sobre as novidades que estão chegando no KWin, pode conferir mais detalhes neste slide (PDF) da apresentação de Roman Gilg na XDC 2019.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários