Lançado o Fedora 31 com o mais recente ambiente gráfico GNOME 3.34


Foi lançado nesta terça-feira (29) o Fedora 31, que esteve em desenvolvimento nos últimos seis meses e, após um atraso de uma semana, finalmente chegou trazendo alguns dos mais recentes e melhores softwares e tecnologias open source, incluindo o mais recente ambiente gráfico GNOME 3.34, o Linux Kernel 5.3, Glibc 2.30, Python 3 e Node.js 12.

Além disso, com esta nova versão, a distribuição Linux se despede das instalações de 32 bits, pois não oferece mais imagens ISO para permitir que os usuários instalem o sistema operacional em máquinas mais antigas com processadores que suportam apenas 32 bits, lançados há mais de 20 anos. No entanto, bibliotecas e dependências de 32 bits ainda serão fornecidas para que seja possível a instalação de softwares como, por exemplo, Steam e Wine.

"Se você estiver usando um sistema i686 de 32 bits, apenas mais antigo, é hora de encontrar uma alternativa — nos despedimos da arquitetura Intel de 32 bits como sistema básico nesta versão", diz o anúncio oficial.

O Fedora 31 também traz inúmeras outras melhorias para os fãs da distribuição Linux, incluindo Qt Wayland e Firefox Wayland por padrão no GNOME, compactação zstd para RPMs para instalações de pacotes mais rápidas, políticas de criptografia personalizadas, desabilita o login com senha root no SSH, aprimora o fluxo de trabalho em contêiner do Fedora Toolbox e aprimora o suporte ao SoC Rockchip, o que inclui o Rock960, RockPro64 e Rock64.

O suporte inicial para o "panfrost", um driver gráfico 3D de código aberto acelerado para as novas GPUs ARM Mali "midgard" também está presente no Fedora 31, que vem com uma cadeia de ferramentas atualizada que inclui o GCC 9, RPM 4.15, Perl 5.30, Golang 1.13, Mono 5.20, Erlang 22, GHC 8.6, IBus 1.5.21 e Gawk 5.0.1.

Download do Fedora 31


Você pode fazer o download do Fedora 31 agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. O sistema operacional está disponível nas edições "Workstation", indicado especialmente para computadores laptop e desktop, e "Server", que como o próprio nome sugere, é versão poderosa e flexível que inclui as melhores e mais recentes tecnologias para servidores.

Para os amantes de outros ambientes gráficos além do GNOME, o Fedora Spins também é fornecido com componentes atualizados, incluindo os ambientes gráficos Xfce 4.14, KDE Plasma 5.16 e LXQt 0.14.1.


FONTE: Softpedia | Fedora Magazine
Tags :
Comentários