Lançado o Regata OS 19.1.23 com FreeSync e suporte inicial para as AMD Radeon RX 5700 (Navi)


Foi lançada recentemente a atualização 19.1.23 para o Regata OS, que chega um pouco mais de duas semanas após o lançamento do update 19.1.20 e traz mais aprimoramentos sob o capô, o que inclui os recém-lançados Linux Kernel 5.3 e o Mesa 19.2, que permitem que o Regata OS tenha suporte inicial para as placas de vídeo AMD Radeon RX 5700 (Navi).

Além disso, o sistema operacional agora conta também com suporte para variable refresh rate (VRR) para GPUs da AMD, o que permite o uso do Radeon FreeSync, da AMD. Para usar a tecnologia, o monitor FreeSync precisa estar conectado via DisplayPort, além de ser necessário habilitar o recurso no PRIME Settings, indo na sessão de Configurações. Se o FreeSync for suportado, você verá a opção de habilitar a tecnologia, como mostra a imagem logo abaixo:


Outra boa notícia, porém, desta vez, para aqueles com hardware AMD mais antigo, é que as GPUs das séries HD 5800 e HD 6900 agora possuem suporte para o OpenGL 4.5. Isso deve ajudar na execução de aplicativos e jogos mais modernos que fazem uso de versões mais recentes do OpenGL.

Mais aprimoramentos para laptops com GPU NVIDIA

A imagem ISO do Regata OS com o driver NVIDIA também foi atualizada e agora conta com o Linux Kernel 5.3 e todas as outras atualizações, o que é bastante útil para quem precisa realizar uma nova instalação do Regata OS. Além disso, o PRIME Settings também traz correção para laptops com gráficos híbridos e agora deve exibir apenas a dGPU NVIDIA para os aplicativos e jogos que fazem uso da Vulkan, o que pode ajudar a corrigir um problema em que a iGPU do processador era usada como a principal, o que resultava em um baixo desempenho.

Mais melhorias no Regata OS Game Access

Agora, em hardwares que não possuem suporte para a Vulkan, o Regata OS Game Access faz uso do Gallium Nine Standalone para que, pelo menos, os jogos que fazem uso do Direct3D 9 possam rodar sobre o OpenGL com desempenho um pouco melhor, já que há quase nenhuma sobrecarga de CPU, o que proporciona uma experiência de jogo mais suave.

Por último, mas não menos importante, o Regata OS agora conta com um novo site de suporte, onde serão reunidos artigos de ajuda para o Regata OS. Já é possível encontrar posts desde coisas como os primeiros passos com o Regata OS até como obter e instalar o sistema operacional.

Nos próximos dias, novos posts e mais aprimoramentos devem chegar no Suporte do Regata OS. Mais detalhes sobre o Regata OS 19.1.23 podem ser encontrados no anuncio oficial, clicando aqui.

Download do Regata OS 19.1.23

Você pode fazer download do Regata OS 19.1.23 agora mesmo através do site oficial. O sistema operacional é totalmente gratuito para usar e conta com recursos que podem ser interessantes especialmente para os usuários iniciantes no Linux.


Tags :
Comentários