Lançado o Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine); confira as principais novidades


Após seis meses de desenvolvimento, foi oficialmente lançado o Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), a 31ª versão do sistema operacional lançada desde 2006. Ele será suportado por 9 meses pela Canonical, com atualizações contínuas de segurança e correções, e será seguido pelo Ubuntu 20.04 LTS ''Focal Fossa'' em abril do próximo ano.

Com muitas melhorias e novos recursos, o Ubuntu 19.10 possui o mais recente ambiente gráfico GNOME 3.34, permite instalar o driver de vídeo oficial da NVIDIA durante a instalação e conta com novas versões de aplicativos e softwares. Sob o capô, está o mais recente Linux Kernel 5.3, que somado ao Mesa 19.2, traz suporte para placas de vídeo AMD da série Radeon RX 5700 (Navi).



Além disso, outra mudança importante nesta nova versão do Ubuntu é o suporte para instalação com o sistema de arquivos ZFS. Os usuários agora encontrarão uma opção "experimental" para fazer uma instalação em disco completo do Ubuntu 19.10 com o ZFS como sistema de arquivos raiz, em vez do EXT4 padrão.


O sistema operacional também promete melhor desempenho do ambiente gráfico, estando agora mais leve e suave, suporte a compartilhamento DLNA por padrão, suporte para WPA3, sistema de som PulseAudio 13.0 e agora as unidades USB conectadas ao computador são exibidas no Ubuntu Dock.

Download do Ubuntu 19.10


Você pode baixar o Ubuntu 19.10 nas versões para desktop e servidor apenas em 64 bits (o Ubuntu abandonou o suporte para imagens de instalação de 32 bits em 2017, porém, ainda possui suporte para bibliotecas e dependências de 32 bits).

Como a imagem ISO do Ubuntu 19.10 vem com impressionantes 2,3 GB de tamanho, você deve ter certeza de que está em uma conexão à internet estável (e relativamente rápida) antes de fazer o download, clicando aqui. Não esqueça que você também pode atualizar para o Ubuntu 19.10 diretamente do Ubuntu 19.04. Publicamos um pequeno guia sobre como fazer isso.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários