Lançado o Ubuntu MATE 19.10 com novos aplicativos e melhorias para HiDPI


Foi lançado nesta quinta-feira (17) o Ubuntu MATE 19.10, que chega trazendo suporte para XPresent adequado no gerenciador de janelas para corrigir problemas com screen tearing, melhora ainda mais os frame times nos jogos, adiciona cantos invisíveis às janelas, corrige a renderização HiDPI e melhora a navegação com o atalho de teclado Alt+Tab.

Devido a essas mudanças no gerenciador de janelas, a nova versão do sistema operacional não é fornecida com o Compiz e Compton por padrão. Além disso, o Brisk Menu e o MATE Dock Applet agora são desenvolvidos internamente e receberam várias melhorias, o Painel MATE foi atualizado com uma alternância confiável de layout, ícones grandes demais nos indicadores também foram corrigidos e um indicador de data e hora foi incluído por padrão.


"Eu não fiquei completamente satisfeito com a qualidade dos lançamentos recentes do Ubuntu MATE. Todas as coisas importantes funcionam, mas houve problemas incômodos que, por si só, não prejudicam os negócios, mas, em conjunto, são frustrantes e estragam a experiência", disse Martin Wimpress, líder do projeto Ubuntu MATE. "Eu estive focado em resolver esses problemas durante o ciclo de desenvolvimento 19.10."

O Ubuntu MATE 19.10 também vem com novos aplicativos, incluindo o cliente de email Thunderbird, que substitui o Evolution, bem como o GNOME MPV como player de vídeo padrão, que substitui o VLC. O Magnus, um novo utilitário de ampliação de tela, foi adicionado também nesta versão, junto com um novo indicador que fornece um "centro de notificação".

Também vale mencionar o fato de que o MATE Window Applets recebeu várias correções e novos recursos, os temas padrão do Ubuntu MATE foram atualizados, o MATE Tweak agora preserva as preferências do usuário ao alternar entre layouts personalizados e o Ubuntu MATE Welcome agora integra um alternador de layout gráfico.

Como o restante dos outros sabores oficiais, o Ubuntu MATE 19.10 é fornecido com o driver NVIDIA na imagem ISO, que foi bastante otimizada para manter seu tamanho em torno de 2 GB. O sistema operacional também conta com Linux Kernel 5.3 e apresenta o mais recente ambiente gráfico MATE 1.22.2, e você pode baixá-lo agora mesmo para PCs de 64 bits através do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários