Novo recurso do Wayland deve melhorar o suporte para jogos


Em breve, o Wayland poderá lidar melhor com a execução de jogos no Linux. Acontece que o XWayland ganhará um novo recurso, que tem seu trabalho liderado pelo desenvolvedor Hans de Goede, Red Hat, e que permitirá a emulação de resolução para o RandR e Vidmode. A funcionalidade não alterará a resolução real, mas permitirá que uma janela de tela cheia fique na resolução desejada para que possa ser usada para preencher a saída da tela.

Em outras palavras, o novo recurso deve aprimorar a experiência com jogos na sessão Wayland, que são configurados para serem executados em uma resolução específica, onde agora poderão funcionar corretamente com o XWayland. Sem o suporte para emulação de resolução, pode existir um comportamento estranho variável nos mais diversos games (principalmente mais antigos) ao rodar no XWayland com a incapacidade de "alterar" seu modo e resolução.

Este trabalho já está no repositório Git do próximo "X.Org Server 1.21", mas, dada a palestra desta semana realizada pelos desenvolvedores sobre a chegada de uma nova versão, pode acabar sendo conhecido como X.Org Server 19.0 ou X.Org Server 20.0, dependendo de quando esse lançamento ocorrer.

Com mais de um ano e meio desde o X.Org Server 1.20, essa será uma grande atualização, particularmente com seus muitos aprimoramentos no XWayland, que fornece uma camada de compatibilidade para executar perfeitamente bem aplicativos X11 no Wayland.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários