KDE estabelece objetivos para o futuro, com o Wayland sendo uma das prioridades


Recentemente, o projeto KDE se reuniu com sua comunidade para definir quais os próximos passos para o futuro, especialmente nos seus esforços de softwares open source, como o ambiente gráfico Plasma. Entre os objetivos destacados, está o Wayland como prioridade para o rastreamento de correções para aprimorar cada vez mais o suporte para esta tecnologia.

"Wayland tem sido de grande interesse e esforço para a comunidade", diz o projeto KDE. "Esse objetivo priorizará o rastreamento e a correção dos problemas que impedem que nosso software atinja a paridade de recursos com o venerável sistema X Window. Nosso foco será nosso próprio software da comunidade      KWin, Plasma e Apps     , mas também ajudaremos a comunidade mais ampla do software livre para aprimorar os recursos do Wayland."

O KDE também aceita que haverá "grandes quebras" ao longo do caminho e "recursos ausentes" que precisam ser criados do zero, ou seja, em outras palavras, o projeto sabe que não será uma tarefa fácil, mas que está disposto a ajudar em com melhorias e em uma ampla adoção do Wayland.

O segundo objetivo interessante, embora menos distinto, é melhorar a consistência dentro do ecossistema de aplicativos do KDE. Uma área perfeita para o KDE Visual Design Group para ajudar a consolidar e otimizar problemas fundamentais de interface do usuário, por exemplo, é padronizando a aparência e o comportamento das guias nos aplicativos, onde ficam os menus e o preenchimento nas barras laterais.

Também se pensa em “acabar com a fragmentação de aplicativos com recursos sobrepostos (como ter vários players de multimídia) e estabelecer critérios para hospedar sites de aplicativos”.

Mais detalhes você encontra na página de metas do projeto KDE.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários