Próximo Xfce 4.16 terá suporte para luz noturna e painel com tema escuro


O Xfce 4.16 não será um lançamento tão grande quanto foi a versão 4.14, mas trará algumas mudanças interessantes, como o uso de uma versão mais recente e moderna do GTK3, já que a dependência opcional do GTK2 será descartada, e a adição da nova dependência "libgtop" para exibir informações do sistema na caixa de diálogo "Sobre".

Além disso, a próxima versão do ambiente gráfico contará com um tema escuro para o painel, suporte inicial para decorações de janela do lado do cliente (CSD), algumas pequenas melhorias no gerenciador de arquivos Thunar e uma nova animação de "deslizar para fora" para os modos de ocultação automática do painel.


Entre outras mudanças, o plugin Launcher poderá exibir as ações da área de trabalho de um item do iniciador no menu do botão direito do mouse, o suporte ao modo de espelho escalado estará disponível nas configurações de exibição e o Power Manager contará com um novo recurso de luz noturna para reduzir a tensão nos olhos.

O Xfce 4.16 deve chegar no início do próximo ano. Não demorará anos para lançar outra atualização de manutenção, como no caso do Xfce 4.14, devido a um novo e rápido ciclo de desenvolvimento.

Com isso em mente, o Xfce 4.16 deve chegar em meados de 2020, e provavelmente veremos instalado por padrão mo próximo sistema operacional Xubuntu 20.04 LTS no final de abril. O ambiente gráfico será desenvolvido sob o Xfce 4.15.x e haverá três versões de testes públicos até o lançamento final.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários