Samsung está encerrando seu inovador recurso Linux on DeX


O ambicioso projeto da Samsung de oferecer uma versão completa do Ubuntu em seus smartphones, batizado de "Linux on DeX", foi oficialmente cancelado, com a futura estreia do Android 10 nos dispositivos da empresa removendo até as versões beta existentes atualmente em teste pelos usuários.

A ideia com o recurso era que os usuários colocassem seu smartphone ou phablet Samsung no acessório dock DeX para conectar-se a um monitor externo, mouse e teclado e usar o dispositivo como um PC de mesa tradicional. E embora a tecnologia nunca tenha saído da versão beta, funcionou bem o suficiente para muitos.

“Obrigado por apoiar o Linux on DeX Beta. O desenvolvimento do Linux on DeX foi tudo graças ao interesse do cliente e feedback valioso. Infelizmente, estamos anunciando o fim do nosso programa beta e não forneceremos mais suporte em versões futuras de sistemas operacionais e dispositivos”, escreveu a Samgung em um email, intitulado "Fim do Linux on DeX Beta", enviado aos usuários do recurso.

Embora o Linux on DeX seja um recurso, no mínimo, interessante, é possível que ele, orientado ao desenvolvedor da Samsung, não tenha tido uma adoção particularmente ampla (ou melhor, adoção suficiente para valer o investimento).

O conceito simples — use seu smartphone como um PC —, mas os aspectos práticos de ter que carregar docks proprietários, monitor, teclado, mouse ou touchpad, cabo de alimentação, cabo HDMI, alto-falantes ou fones de ouvido, entre outras coisas, sejam muito mais inconvenientes do que pode se imaginar.

A Samsung deverá lançar a atualização do Android 10 para seus dispositivos nos próximos meses, já que o programa beta para a adoção do sistema operacional móvel foi iniciado apenas algumas semanas atrás.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários