O Ubuntu Touch já pode ser executado no smartphone PinePhone


O desenvolvedor líder da UBports, Marius Gripsgard, compartilhou recentemente no Twitter o que parece ser outra jogada inovadora para o projeto Ubuntu Touch. Trata-se de um vídeo que mostra o Ubuntu Touch funcionando perfeitamente bem no PinePhone, um smartphone open source criado pela empresa PINE64, conhecida pelos seus computadores Pinebook.

O PinePhone vem com um bom hardware, incluindo LCD de 5,95 polegadas com resolução de 1440x720 e proporção de 18:9, um chip Allwinner A64 Quad-Core com GPU Mali 400 MP2, 2GB de memória RAM LPDDR3, 16GB de armazenamento interno eMMC flash, porta USB-C, Micro SD inicializável, Wi-Fi 802.11 /b/g/n, Bluetooth 4.0 A2DP e GPS (GPS-A e GLONASS).


Enquanto todos esperavam ver o Ubuntu Touch estando oficialmente disponível para o Librem 5, da Purism, que recentemente acabou de começar a ser enviado para os apoiadores, parece que a UBports decidiu que é hora de expandir os negócios e resolveu fazer uma visita na concorrência.

Quem sabe isso não faz com que a Purism acelere seu processo de adoção também do Ubuntu Touch. Contudo, vale ressaltar que o PinePhone ainda não está disponível para a compra com o sistema operacional móvel, mas, graças aos desenvolvedores habilidosos da UBports, isso pode ser uma questão de tempo, já que a ideia da PINE64 é de implementar projetos open source no seu smartphone.

Se você não é um desenvolvedor com uma vasta experiência com o Linux, pode comprar o smartphone PinePhone ainda este ano, quando o primeiro lote de "adotantes iniciais" começará a ser enviado. Para saber mais sobre o PinePhone, consulte o site oficial.


FONTE: Softpedia
Comentários