Valve está trabalhando em nova atualização para o SteamOS


Já faz um bom tempo que o SteamOS não recebe novas atualizações, com o update 2.195 sendo o último com apenas algumas pequenas mudanças. No entanto, o sistema operacional da Valve ainda está vivo, com a empresa publicando recentemente algumas alterações para o compositor de janelas do sistema no seu repositório do GitHub.

Isso pode indicar também que uma nova atualização do sistema operacional pode chegar ainda este ano, sendo o ótimo lançamento antes da base mudar para o Debian 10 "Buster", mas, mesmo continuando baseado no Debian 9 "Stretch", qualquer update seria muito bem-vindo, especialmente se trazer uma infraestrutura de drivers gráficos do Linux atualizada, visto que a Valve tem investido muito nessa área nos últimos tempos.

A recente atividade no repositório do compositor do SteamOS no GitHub traz todas as mudanças feitas internamente. Essa solicitação de recebimento foi enviada por Simon McVittie, da Collabora. Estas foram as primeiras alterações no SteamOS-Compositor desde abril de 2018.

As mudanças não são novas, pois foram enviadas aos usuários do SteamOS como pacotes do Debian, mas o trabalho agora no repositório do código fonte inclui correções para problemas de login, preferindo saídas HDMI e DisplayPort em relação a outros monitores, suporte para ampliação da tela, aprimoramentos para manipulação do cursor e outras correções.

Certamente seria empolgante ver um novo lançamento do SteamOS baseado no Debian 10 e rodando com os mais recentes drivers de vídeo do Linux, exibindo suas melhorias de manipulação de VR HMD e talvez até permitindo o modo Xrdesktop, que a Valve tem financiado, entre outros esforços de aprimoramentos para jogos.

O SteamOS é muito mais capaz agora de executar centenas de jogos, incluindo os mais populares entre os jogadores, do que quando a Valve lançou as Steam Machine, e isso é graças em grande parte ao Steam Play com Proton e DXVK por permitir que um número crescente de games do Windows funcionem bem no Linux.

E você, o que espera ver no SteamOS no futuro? Deixe-nos saber usando o campo de comentários logo abaixo.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários