Versão beta do cliente Steam agora possui suporte para containers no Linux


A Valve lançou recentemente mais uma nova versão beta do cliente Steam que traz mais algumas novidades e melhorias especialmente para os jogadores Linux. Entre os destaques, está o suporte para namespaces (também conhecidos como containers) que pode ser usado para executar todos os jogos nativos disponíveis na biblioteca do usuário.

O novo recurso, que ainda está sendo considerado experimental, poderá fornecer um melhor suporte à compatibilidade de 32 bits, já que muitas distribuições Linux populares estão se concentrando apenas nos pacotes de 64 bits, como é o caso do Ubuntu, por exemplo, possibilitando a redução de conflitos de bibliotecas e o Steam, além de outras dores de cabeça que atualmente afetam o espaço ao Linux.

Atualmente, o recurso experimental é opcional na versão beta mais recente do cliente e funciona com jogos nativos do Linux. Além de permitir melhor suporte para distribuições Linux mais recentes (focadas em 64 bits), melhor compatibilidade entre distros Linux e outros benefícios, também há o aspecto de segurança para isolar melhor os games em execução do sistema host.

É um conceito interessante e, a longo prazo, deve ser ótimo para melhorar o ecossistema de jogos no Linux, já que os desenvolvedores não precisaram ter que torcer para que seus títulos funcionem bem nas mais diferentes distribuições Linux. No momento, existem alguns bugs iniciais conhecidas, bem como alguns jogos que ainda não estão trabalhando atualmente com esta abordagem de containers.

Além disso, a versão Flatpak do Steam atualmente não funciona com os containers e algumas configurações que envolvam Bumblebee e Primus_VK podem apresentar problemas, já que o recurso está configurado para usar os drivers gráficos do sistema host.

Para executar um jogo em um container, primeiro verifique se o Steam Linux Runtime está instalado, depois basta ir nas propriedades do jogo no cliente Steam e, na guia geral, selecionar "Steam Linux Runtime" no menu suspenso "Forçar o uso de uma ferramenta de compatibilidade específica do Steam Play". Você provavelmente precisará reiniciar o Steam para que as coisas funcionem como o esperado.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários