Elementary OS 5.1 traz tecnologia Flatpak pronto para uso e novos recursos


Lançado recentemente, o elementary OS 5.1 "Hera" é uma grande atualização que adiciona muitas melhorias e novos recursos, além de aprimoramentos no design. Trata-se do resultado de um ano de trabalho árduo, durante o qual a equipe de desenvolvimento implementou o suporte para Flatpak pronto para uso para tornar mais fácil e seguro para os usuários instalar aplicativos de terceiros que não estão disponíveis na loja AppCenter, mas que são essenciais para as tarefas diárias.

Para isso, o sistema operacional vem com o Sideload, um novo utilitário que permite instalar aplicativos Flatpak com um único clique. Além disso, também foi adicionado o suporte para a tecnologia Flatpak no AppCenter, para que os usuários possam gerenciar apps juntamente com softwares (no formato .deb) disponíveis nos repositórios oficiais.


"Em vez de encorajar os usuários a irem para o terminal, adicionar PPAs inerentemente inseguros ou instalar pacotes que acabam obtendo acesso root ao sistema, criamos um novo utilitário para o sistema operacional chamado Sideload para facilitar extremamente o acesso a aplicativos Flatpak", disse Cassidy James Blaede, co-fundador e CXO do elementary OS.

Além disso, a loja de aplicativos AppCenter também recebeu inúmeras atualizações sob o capô, o que permitirá melhor desempenho ao executar várias tarefas. Também foi adicionado uma animação de carregamento para capturas de tela nas listagens de aplicativos, que agora oferecem suporte a diferentes fontes de aplicativos, suporte offline aprimorado e novos botões de navegação.


Outras mudanças do sistema operacional incluem melhor suporte para HiDPI, telas de login e bloqueio redesenhadas, foram adicionadas mais melhorias no painel de configurações do sistema e os aplicativos padrões também receberam diversos aprimoramentos, como é o caso da integração com o serviço NextCloud no gerenciador de arquivos.

Download do elementary OS 5.1 "Hera"

Como você pode ter notado, o elementary OS 5.1 "Hera" traz diversos aprimoramentos para os recursos já existentes enquanto que implementa várias outras novidades, tudo para entregar a melhor experiência possível para os usuários.

Para conferir todas as mudanças de perto, você pode fazer download gratuitamente do sistema operacional agora mesmo diretamente do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários