KDE Plasma recebe melhorias para aplicativos GTK


O KDE Plasma recebeu aprimoramentos importantes com foco em aplicativos GTK modernos, novidade que deverá estar disponível no próximo KDE Plasma 5.18 LTS, que possui lançamento previsto para fevereiro. Acontece que o ambiente gráfico agora pode lidar melhor com a barra de cabeçalho de decoração do lado do cliente (CSD) de aplicações GTK.

A boa notícia vem do desenvolvedor Nate Graham, que explica que agora o KDE suporta melhor os aplicativos GTK com base nas barras de cabeçalho de decoração do lado do cliente. Isso é possível graças ao "suporte total para o protocolo GTK_FRAME_EXTENTS_", o que deve fazer com que mais aplicativos GTK/GNOME pareçam bem mais integrados à área de trabalho do KDE.

"Isso inclui aplicativos GNOME e um número crescente de aplicativos GTK de terceiros também. Em particular, esses aplicativos agora exibem sombras da janela e têm áreas de redimensionamento adequadas sem a necessidade de usar uma borda grossa", disse Nate Graham, no seu blog pessoal.

De fato, os aplicativos GTK parecem incrivelmente "nativos", como mostra a captura de tela do Gedit logo abaixo. Este aprimoramento específico para o Kwin, o gerenciador de janelas do KDE, afetará apenas a sessão Xorg.


Tempos emocionantes, como sempre, para os amantes do KDE Plasma!


FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários