ACO: compilador de shaders da Valve agora suporta GPUs AMD GCN 1.0


Chegando a tempo para a fase "feature freeze" do Mesa 20, onde novos recursos não são mais implementados, mas apenas correções de bugs, o compilador de shaders da Valve criado especialmente para os gráficos AMD agora possui suporte para GPUs GFX6/GCN 1.0, o que deve beneficiar os donos de placas de vídeo da série Radeon HD 7000.

A ativação do ACO para o driver Vulkan "RADV", algo que é possível desde o Mesa 19.3, pode reduzir o tempo de compilação dos shader com a Vulkan e ajudar no desempenho geral dos jogos. Os resultados foram convincentes e, inicialmente, foram focados apenas em modelos de placas gráficas AMD Radeon muito recentes.

Com o tempo, o compilador de shaders tem ganhado suporte para GPUs AMD mais antigas e agora o suporte está sendo completado para o hardware Southern Islands/GCN 1.0. Esse, é claro, é o hardware mais antigo suportado pelo driver RADV, isto é, caso o usuário venha a optar em usar o driver de kernel AMDGPU DRM (Direct Rendering Manager) em vez do driver Radeon DRM padrão.

É verdade que jogos portados para Linux e títulos via Steam Play possuem dificuldades em rodar no antigo hardware da série Radeon HD 7000, mas pelo menos a opção ACO com seus benefícios de desempenho pode tornar os games um pouco mais jogáveis.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários