Com o próximo Mesa 20, driver Iris será o padrão para gráficos modernos da Intel


O novo e moderno driver da Intel baseado na arquitetura Gallium3D, que está sendo chamado de "Iris", será o padrão para aqueles executando uma distribuição Linux moderna com os chips gráficos Broadwell "Gen8" e mais recente, substituindo o clássico driver "i965". A mudança deveria ter acontecido na atual versão estável da biblioteca gráfica Mesa, a 19.3, mas ainda era necessários alguns preparativos, com a novidade ficando para o próximo Mesa 20.

Apesar da mudança, o driver i965 permanecerá disponível para aqueles que o preferem (ou melhor, comparando o desempenho e analisando quaisquer erros que possam ocorrer com o novo driver Gallium3D). Os donos de processadores com gráficos integrados Haswell e mais antigos ainda faram uso do i965 como o driver OpenGL padrão.

De acordo com o Phoronix, testes de desempenho revelam que o nodo driver é bem mais rápido do que o antigo driver clássico na maioria dos benchmarks. Ainda, segundo o site, "essa troca de driver por padrão é uma grande vitória para os usuários Linux de desktop/laptop Intel".


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários