Driver open source Nouveau terá suporte para GPUs NVIDIA Turing


O driver open source Nouveau terá suporte inicial para GPUs Turing. A novidade estará disponível com a chegada do Linux Kernel 5.6 e só será possível porque a NVIDIA decidiu divulgar publicamente as imagens de firmware para os seus modelos de GPUs mais recentes, que são necessários para, pelo menos, permitir a inicialização do hardware.

Até o momento, a empresa ainda não publicou o firmware assinado necessário para a inicialização do hardware Turing, mas parece que cópias do firmware foram enviadas para o mantenedor do driver Nouveau, Ben Skeggs, da Red Hat. Com o firmware e alguns hackers de driver de DRM (Direct Rendering Manager), o desenvolvedor agora pode fazer com que as GPUs Turing possam funcionar com o driver de código aberto.

Inicialmente, apenas as GPUs da série GeForce 20 (TU10x) serão suportadas, mas ainda ficarão ausentes as séries GeForce 16 (TU11x). Isso acontece porque a NVIDIA ainda não possui os blobs de firmware assinados prontos para a série GeForce 16, portanto, com o Linux Kernel 5.6, apenas a série GeForce 20 possui essa nova ativação de código aberto.

Além disso, ainda será publicado o suporte para o OpenGL no espaço do usuário (userspace). Também não há nenhum driver Nouveau Vulkan. As advertências usuais ainda se aplicam muito ao suporte para GPUs Turing no que diz respeito a problemas com re-clocking, portanto, não espere bom desempenho neste momento com o driver Nouveau.

A ativação do suporte para GPUs Turing também exigiu a reformulação do código de "inicialização segura" do driver e outras alterações. Como mencionado anteriormente, as mudanças estarão chegando com o Linux Kernel 5.6.


FONTE: Phoronix
Comentários