Driver Vulkan da Intel começa a receber suporte para multi-GPU


Por meses, a Intel vem preparando seu driver gráfico open source para suportar configuração multi-GPU, onde, com a chegada de suas futuras placas de vídeo Xe, a empresa poderá preparar projetos que combinem os gráficos integrados de seus processadores (iGPU) com suas próprias GPUs dedicadas (dGPU) ou, até mesmo, várias placas gráficas Xe em um único sistema.

Até agora, os preparativos para suportar adequadamente multi-GPU se concentraram no driver de kernel, enquanto agora chega ao espaço do usuário com o driver Vulkan, onde já estão sendo implementadas mudanças na infraestrutura.

Acontece que o driver Vulkan "ANV", da Intel, começou a receber mudanças de preparação para permitir, no futuro, suporte para vários chips gráficos no mesmo sistema. Até então, o driver possuía um design que atendia apenas a uma GPU, mas agora isso está sendo reformulado.

"O que temos agora funciona hoje porque nossas GPUs estão integradas na CPU e, portanto, você garante que só terá uma delas. Um dia, isso vai mudar e queremos que o [driver] ANV esteja pronto", diz os desenvolvedores no conjunto de patches que trazem as mudanças iniciais publicados recentemente.

A GPU dedicada da Intel tem data marcada para chegar em 2020.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários