Lançada a versão beta do KDE Plasma 5.18 LTS com melhor integração para aplicativos GTK


Foi lançada nesta quinta-feira (16) a versão beta do KDE Plasma 5.18 LTS, que chega três anos e meio após a primeira versão com suporte a longo prazo da série 5.x e dois anos após a segunda. Isso basicamente significa que o próximo grande lançamento do ambiente gráfico será suportado com atualizações de manutenção nos próximos dois anos.

"Além de todas as novidades, o Plasma 5.18 também vem com o status LTS. LTS significa "Long Term Support" [Suporte a Longo Prazo em tradução livre] e isso significa que o 5.18 será atualizado e mantido pelos colaboradores do KDE pelos próximos dois anos (as versões regulares são suportadas por 4 meses). Portanto, se você está pensando em atualizar ou migrar sua escola, empresa ou organização para o Plasma, esta versão é sua melhor aposta. Você obtém a versão estável mais recente do Plasma a longo prazo", diz o anúncio oficial.


As principais novidades do KDE Plasma 5.18 LTS

Entre os principais destaques do KDE Plasma 5.18 LTS, podemos citar suporte para aplicativos GTK usando decorações do lado do cliente (CSD) e para inserir as configurações do Plasma para ícones, fontes e cursores do mouse, um novo modo de edição global para personalizar facilmente o layout da área de trabalho, a capacidade para ativar o recurso Night Color através de atalhos do teclado ou através de um novo widget na bandeja do sistema.


As notificações do sistema agora estão mais claras e úteis, informando os usuários quando um dispositivo Bluetooth conectado fica sem energia e permitindo que eles arrastem um arquivo baixado para outros lugares, o painel de configurações do sistema recebeu mudanças opcionais de feedback do usuário, redesenhado o estilo do aplicativo com uma exibição em grade e pesquisa aprimorada.

O gerenciador de pacotes Plasma Discover agora permite que os usuários pesquisem complementos na página principal, os usuários também poderão abrir o Seletor Emoji via atalho de teclado ou pelo menu de aplicativos, as estatísticas de GPUs NVIDIA agora são exibidas no KSysGuard e o dimensionamento fracionário no X11 deve mostrar menos falhas visuais nos aplicativos.


A versão beta do KDE Plasma 5.18 LTS já está disponível para testes públicos em algumas distribuições Linux que oferecem repositórios instáveis ​​para testar as versões atuais de desenvolvimento do ambiente, como o KDE neon. A versão final do KDE Plasma 5.18 LTS estará disponível para todos a partir de 11 de fevereiro de 2020.


FONTE: Softpedia
Tags :
Comentários