Lançada a Vulkan 1.2 trazendo melhor compatibilidade com outras APIs gráficas


Antes da Vulkan completar quatro anos desde o seu primeiro lançamento, algo que deve acontecer no próximo mês, a Vulkan 1.2 foi oficialmente lançada como a principal atualização mais recente desta API de gráficos e computação. Os destaques incluem melhor desempenho, melhor qualidade visual e melhorias no desenvolvimento.

Além disso, cerca de novas 23 extensões agora fazem parte da API principal e foram adicionadas mais melhorias que ajudam implementações como o DXVK e vários outros projetos que mapeiam o Direct3D e outras APIs gráficas para executá-las sobre a Vulkan. Algumas delas incluem o layout padrão do buffer uniforme e as várias adições do SPIR-V 1.4/1.5 para melhor correspondência da semântica do HLSL (High Level Shading Language).

Como o novo lançamento da API é principalmente sobre a promoção da funcionalidade existente, nenhum novo requisito de hardware é imposto pela especificação atualizada e todas as implementações existentes da Vulkan podem ser atualizadas para a nova versão 1.2.

Não ter grandes surpresas com a Vulkan 1.2 faz parte da intenção do The Khronos Group com o rastreamento de novas funcionalidades por meio de extensões em lançamentos pontuais, para que seja possível obter maior feedback de todas as partes envolvidas.

As mudanças para o futuro ainda em avaliação pelo Vulkan Working Group incluem aprendizado de máquina, mais trabalho na tecnologia ray tracing além da extensão NVIDIA anteriormente introduzida, codificação/decodificação de vídeo e outros aprimoramentos envolvendo shaders.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários