Lançado o GameMode 1.5 com aprimoramentos para gráficos integrados


A Feral Interactive, desenvolvedora responsável pela chegada de diversos ports de jogos AAA na plataforma Linux, lançou recentemente mais uma nova versão da ferramenta GameMode, a 1.5, que chega trazendo mais melhorias e correções para a sua capacidade de otimizar dinamicamente o desempenho do Linux durante a execução de games.

Contudo, a grande mudança da nova versão do GameMode deve afetar aqueles rodando seus jogos com os gráficos integrados do processador. Acontece que, em uma mudança liderada por um desenvolvedor de driver gráfico open source da Intel, a ferramenta agora suporta a configuração de um regulador de escala de frequência da CPU alternativo para casos de uso de gráficos integrados (iGPU).

Até o momento, o GameMode optou por usar sempre "desempenho" como o controlador de escala de frequência da CPU para obter normalmente a melhor performance, mas para gráficos integrados, em algumas situações, pode levar a um desempenho inferior.

Isso acontece devido ao fato dos gráficos integrados e aos núcleos da CPU compartilharem a mesma fonte energia. Com isso, aumentar o desempenho da CPU pode desequilibrar o desempenho dos gráficos e, pelo menos em alguns jogos, reduzir o desempenho. Portanto, o usuário agora pode optar por "powersave" ou um regulador de escala de frequência alternativo ao usar uma iGPU.

O GameMode 1.5 também possui novas APIs D-Bus. Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir as notas de lançamento, clicando aqui.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários