Linux Kernel 5.5 traz suporte para overclock com GPU AMD


Foi lançado recentemente o Linux Kernel 5.5, que chegou trazendo diversas melhorias e correções que abrangem os mais diversos hardwares, como é o caso das GPUs Navi, da AMD, onde agora há suporte para overclocking com o OverDrive através de interfaces sysfs, bem coo mais aprimoramentos para para as futuras placas AMD Arcturus, baseadas nos gráficos Vega.

Outra mudança importante na nova versão do kernel é a adição de mais melhorias para os gráficos Intel Gen12/Tiger Lake, juntamente com o suporte inicial para o Intel Jasper Lake. Além disso, também foi adicionado um novo driver de teclado para modelos da Logitech e um novo driver para laptops da System76 com o firmware Coreboot.

Também há correções e melhorias para os mais variados sistemas de arquivos, o que inclui modos RAID1C3/RAID1C4 para o Btrfs, que permitem três e quatro cópias de dados com os recursos RAID1 nativos do Btrfs para oferecer suporte mais redundante, o EXT4 agora possui input/output direta via iomap e suporte a FSCRYPT para tamanhos de bloco menores, e foram adicionadas mais melhorias para o Microsoft exFAT.

Enquanto o Linux Kernel 5.5 já está oficialmente disponível, o próximo lançamento, versão 5.6, também é muito aguardado, especialmente porque deve trazer uma quantidade impressionante de mudanças. Uma delas é o suporte a USB4 e WireGuard. Ambos foram anunciados em dezembro e programados para fazer parte do Linux Kernel 5.6.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários