Valve está trabalhando no ''Gamescope''; novo gerenciador de janelas do SteamOS


Como é de costume, a Valve está trabalhando mais uma vez nos bastidores com sua iniciativa de trazer cada vez mais jogos para a plataforma Linux. Desta vez, depois de manter o desenvolvimento do SteamOS parado por um bom tempo, isto é, até onde nós sabemos, certamente parece que agora algumas partes dele estão sendo revividas para o próximo grande lançamento do sistema operacional.

O trabalho no "steamcompmgr", o compositor e gerenciador de janelas do SteamOS, pareceu parar em 2018, com repentinamente recebendo algumas pequenas mudanças no GitHub em outubro do ano passado. Na verdade, ele não está sendo mais chamado de steamcompmgr e parece estar se expandindo para algo maior.

Acontece que o gerenciador de janelas já recebeu tantas mudanças que o desenvolvedor Pierre-Loup Griffais, da Valve, decidiu dar a ele um novo nome. Conheça o "Gamescope", que Griffais descreve como "um superconjunto do steamcompmgr, mas há um escopo mais amplo, portanto, um novo nome para refleti-lo".

Ao analisar o projeto, o site GamingOnLinux destaca o fato do compositor agora estar usando a API gráfica Vulkan e Wayland (o que deve substituir o Xorg na maioria das principais distribuições Linux no futuro).

Infelizmente, a Valve ainda não revelou mais detalhes sobre o Gamescope, mas assim que isso acontecer, manteremos você informado.
Comentários