Google e Canonical fazem parceria para trazer aplicativos Flutter ao Linux


A Google está trazendo sua solução de aplicativos multiplataforma, chamada de Flutter, para o desktop Linux com a ajuda da Canonical. Atualmente, mais de 500.000 desenvolvedores já usam a estrutura de interface do usuário de código aberto da gigante das buscas para criar aplicativos mobile, com a tecnologia sendo frequentemente apresentada como uma alternativa ao React Native.

Porém, embora o Flutter SDK esteja disponível no Linux para criar aplicativos para outras plataformas, não era possível desenvolver apps para o próprio desktop Linux. Isso muda com a parceria entre as duas empresas.

"No ano passado, quando a Google anunciou o suporte para aplicativos de desktop com Flutter, a Canonical viu uma excelente oportunidade para fazer com que as distribuições Linux, incluindo o Ubuntu, fossem também uma plataforma de destino para desenvolvedores de aplicativos Flutter. A história multiplataforma nativa do Flutter está crescendo rapidamente e a Canonical gostaria de estar na vanguarda", diz o anúncio oficial da Canonical.

Para que o Flutter possa atender bem tanto os desenvolvedores quanto os usuários de seus aplicativos no Linux, a Google afirmou ter feito uma 'refatoração extensiva' na tecnologia para oferecer suporte e as capacidades necessárias para uma excelente experiências nativas de desktop. Enquanto o Dart, a linguagem de programação subjacente ao kit de ferramentas, agora pode tirar proveito dos recursos de integração da área de trabalho.

A Canonical 'caiu de cabeça' na iniciativa

A dona do Ubuntu também está colocando uma equipe de desenvolvedores para trabalhar na tecnologia ao lado dos engenheiros da Google. A empresa diz que colaborará com a empresa Mountain View para "melhorar o suporte ao Linux e manter a paridade de recursos com as outras plataformas suportadas".

O que torna o Flutter tão popular? Bem, a tecnologia permite aos desenvolvedores codificar um aplicativo uma vez e executá-lo em várias plataformas diferentes, incluindo dispositivos móveis e macOS. Mas, com os novos aplicativos alfa criados com essa tecnologia, também é possível executar no desktop Linux.

Instalando o SDK do Flutter

Para começar a criar aplicativos (para qualquer plataforma), basta instalar o SDK do Flutter, algo que pode ser feito também através da Snap Store, adicionar o plugin Dart em um IDE, como o Visual Studio Code, e começar a codificar. Você também pode usar o seguinte comando. Vale lembrar que para criar aplicativos Linux de desktop usando o Flutter, é necessário executar o seguinte comandos após a instalação do SDK:   flutter channel dev && flutter upgrade && flutter config --enable-linux-desktop  .

Você também pode instalar o snap do Flutter Gallery. Isso mostra a variedade de widgets e componentes de interface disponíveis para uso — que certamente podem lhe dar muita inspiração para criar algo! Se você estiver menos interessado em criar aplicativos e mais interessado em experimentá-los, consulte o Flokk Contacts. Este é um aplicativo Flutter criado para mostrar do que a tecnologia é capaz no desktop.




FONTE: OMG! Ubuntu! | Canonical Blog
Comentários